Urban Graffiti on The City Landscape

Hoje sugiro-vos o artigo "Urban Graffiti on the City Landscape" apresentado por Alejandro Alonso na Western Geography Graduate Conference, realizada na San Diego State University, em 1998. A apresentação deste artigo recebeu o Prémio California Geographical Society (CGS Award) atribuído nesse ano. Alejandro Alonso, geógrafo e investigador no Departamento de Geografia da University of Southern Califórnia, Los Angeles (EUA), tem vindo a aprofundar os seus interesses no domínio da Geografia Social e Política, sobretudo no que concerne a questões de violência urbana, graffiti e gangs.

Este artigo sobre o impacte do graffiti na paisagem urbana de Los Angeles parte do pressuposto de que a análise do graffiti no espaço urbano pode servir como uma importante ferramenta na compreensão dos comportamentos, atitudes e processos sociais de determinados grupos sociais. Por outro lado o conteúdo temático do graffiti pode fornecer informação valiosa sobre manifestações que estão muitas vezes invisíveis à sociedade em geral. Assim, as mensagens do graffiti são para Alonso instrumentos importantes para a compreensão dos indivíduos e dos grupos que se expressam através deste meio. O graffiti pode ser também um importante instrumento na leitura do espaço, na medida em que como refere Alonso (1998) “ o graffiti delimita o território, enfatizando as fronteiras existentes”.

Os graffiti desempenham ainda, de acordo com Alonso, uma função de comunicação, uma vez que constantemente confrontam os poderes instituídos com os “oprimidos”, pelo que a sua “desencriptação” e descodificação poderá permitir um melhor conhecimento dos valores culturais e sociais desses grupos. Para Alonso (1998) a interpretação do graffiti permite perceber como os indivíduos e os grupos disputam o espaço, comunicam pensamentos e emoções e exprimem identidades individuais e colectivas.

Sem comentários: