b-boying

Uma das quatro expressões artísticas do Hip Hop é, para além do mceeing (vulgarmente conhecido por rap), do DJing (ou turntablism) e do graffiti, o b-boying (posteriormente conhecido como breakdancing ou ainda breaking) - ainda que alguns refiram a existência de um quinto elemento conhecido como beatboxing.
O b-boying estabelece-se como uma dança extremamente criativa e acrobática, sendo geralmente associadas as suas raízes à capoeira. Tal como as outras expressões artísticas do Hip Hop, teve origem no Bronx, em Nova Iorque, sendo atribuída a criação da expressão "b-boy" ao DJ Kool Herc em 1969, que durante as suas performances enquanto DJ dizia "b-boys go down!". Para outro dos lendários percurssores do Hip Hop - Afrika Bambaataa - foi a música "Get on the Good Foot" que originou o b-boying (Toop, 1991).
Para estes percurssores o termo correcto é, consensualmente, o de b-boying. O breakdance ou breaking são termos posteriores criados nos anos 80 com a súbita mediatização deste tipo de dança (lembro-me, aliás, de ter partido um candeeiro lá em casa a tentar fazer um windmill ao som dos Break Machine - um disco lendário comprado no Centro Comercial da Portela) :)
Não é absolutamente seguro afirmar qual o significado do "b" em b-boy. Muito provavelmente significará "Boogie", "Bronx" ou "Break".

1 comentário:

Anónimo disse...

B-BOY= BEAT BOY