Nigga Poison

"O rap salvou-nos da delinquência" artigo publicado no Correio da Manhã, 23/11/2005

"Os Nigga Poison levaram ao rubro a assistência da Escola Secundária Professor Rui Luís Gomes. Quando no final de Outubro começaram a registar-se os incidentes em França, muitos foram os que se lembraram de um ‘maldito’ álbum de rap chamado Paris Bombardeada, do grupo francês Nique ta Mere, oriundo de Saint Denís, uma das localidade onde ocorreram as insurreições.
Mais foram ainda os que consideraram a revolta social bem ao estilo do hip-hop e poucos foram os que admitiram que o rap podia estar a ser utilizado como saco de pancada. No entanto, ontem, na Escola Secundária Professor Rui Luís Gomes, no Laranjeiro, perante dezenas de jovens, um ainda pouco conhecido duo de rap português, os Nigga Poison – formado em 1994 na Pedreira dos Húngaros –, provou que o hip-hop pode ser uma forma de transmitir mensagens positivas e um meio de fugir à marginalidade.“Não somos psicólogos, mas podemos partilhar a nossa experiência com os outros. A nós o rap afastou-nos da delinquência e é isso que procuramos passar aos jovens”, conta Carlão, 26 anos, o autor das letras. O duo conseguiu chamar a atenção do canal televisivo Arte (canal francês) que enviou a Portugal uma equipa de reportagem para ver de perto um grupo que até já chamou a atenção da MTV. “O rap no seio das comunidades cabo-verdianas em toda a Europa é muito forte e nós interessamo-nos por isso. Estas comunidades são ricas na forma como passam as suas mensagens e não acredito muito que sejam focos de violência”, afirmou ao CM a repórter Gabriell Guland.
FRANÇA FOI MAU EXEMPLO
Com um álbum editado, vendido no mercado de rua, os Nigga Poison (Nigga de ‘compadre’, Poison de ‘veracidade’) comentam que há jovens com dificuldades de integração, mas que é importante fugir da rotina sem recorrer à violência. “O que se passou em França não pode ser apoiado. Se estão a lutar por aquilo que acham que têm direito estão também a destruí-lo”, conta Traga, 24 anos, outro dos elementos. Ontem no Laranjeiro, zona onde existe uma grande comunidade cabo-verdiana, os Nigga Poison foram recebidos como heróis. No final saíram em ombros. A mensagem ao que tudo indica ficou lá: “Nós somos todos iguais”, dizem."

3 comentários:

Naked Lunch disse...

parabéns pelo novo visual. acrescentei-te no festim nu, em "outros prazeres". obrigado pelas fotos. abraço

P.Dru disse...

Grande Naked! Quando reestruturar os meus links vou retribuir o miminho e fazer um link para ofestimnu.blogspot.com! Abraço, Pedro

P.Dru disse...

Luisinho?!? C'est toi? eheheh obrigado por dares notícias. Estive a ver o teu blog, promete! Vê se vais aparecendo por aqui e, já agora, a ver se combinamos uma cafézada. Abraço,
Pedro