
Putos Qui a Ta Cria pretende ser, deste modo, uma iniciativa baseada no conceito de Educação pelos Pares. Trata-se de proporcionar a um grupo de jovens luso-africanos, com competências musicais, a oportunidade de agir como multipliers abordando numa compilação de música um conjunto de problemáticas que afectam os seus pares.
Este projecto tem como público-alvo directo os jovens luso-africanos nascidos ou residentes em Portugal. No entanto, pretende também criar um espaço de reflexão e de entendimento entre estes jovens e a sociedade em geral.
Ao trabalhar com este grupo de jovens Rappers ou MC's (cantores de musica Rap, uma vertente da cultura HIP HOP) foi nossa intenção identificar um grupo cujas oportunidades e recursos brotassem do seu próprio seio, de forma a minimizar as possíveis consequências de não conseguirmos a afectação de todos os meios necessários para satisfação das necessidades.
O projecto foi desenvolvido através da Associação Juvenil Laços de Rua, que tem como objectivos principais a promoção e divulgação da música, desporto e cultura privilegiando o Hip Hop como forma de expressão, e incluído no seu plano anual de actividades para 2005.
A simplicidade deste estilo musical, que resulta da combinação de um fundo sonoro com sequências de batidas ritmadas, criadas por um DJ e por cima deste fundo um MC, a ditar rimas ao microfone, pode induzir as pessoas a sugerir que o RAP é um estilo de música pobre e marginal que é reflexo das pessoas que estão na sua origem (negros marginalizados pela sociedade pela sua cor, cultura e situação económica).
Contudo, esta musica expressa a necessidade de jovens que lutam pela sua afirmação contra a repressão de que são frequentemente vítimas pela sociedade, contra o racismo, contra a violência, etc.
Ainda que a nível nacional este movimento, não seja muito significativo, a nível local os jovens MC's têm um importante contributo no processo de socialização de outros jovens que ouvem as suas músicas, identificando-se com os conteúdos e mensagens que transmitem. A natureza destas mensagens varia de acordo com as características e percurso de vida de cada MC, mas são raras as vezes que os seus conteúdos são sócio-educativos; denunciam problemas mas não avançam com possíveis soluções; distribuem-se culpas mas não se responsabilizam os jovens na construção de projectos sólidos de vida.
Através desta iniciativa, pretende-se consciencializar jovens MC's acerca do seu poder interventivo junto de outros jovens, e simultaneamente estimular o diálogo e a cooperação entre jovens de diferentes bairros sociais da área de Lisboa, em oposição à violência e às relações de hostilidade que, em grande parte dos casos, os caracterizam.
Desta forma, apresenta-se como objectivo geral deste projecto: Consciencializar jovens MC's acerca da influência da música Rap enquanto veiculo socializador e multiplicador de comportamentos e atitudes na formação das camadas mais jovens."
Podem ver o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=UL5aHxCoFCc
Sem comentários:
Enviar um comentário