BUILDING 3 STEPS | Alexandre Farto | Miguel Maurício





Galeria Promontório Arquitectos

Inauguração dia 15 Setembro às 22h

De dia 16 de Setembro a dia 13 de Outubro

Segunda a sexta das 10h às 19h

Após quatro anos de exposições, a Galeria Promontório Arquitectos reabre num novo espaço contíguo ao atelier, na rua Fábrica Material de Guerra, n.º 10, 1959-128 Lisboa (Poço do Bispo), com um novo programa. Este novo espaço é desenvolvido em colaboração com o laboratório de luz Osvaldo Matos / Iguzzini.

Em termos programáticos, será dado um ênfase particular às relações entre a arte, a luz e a cidade. Para este efeito, a Vera Cortês Agência de Arte irá desenvolver um ciclo de exposições e debates, para o que escolheu Alexandre Farto e Miguel Maurício para concretizarem um projecto ao longo de quatro meses.

Street art. Graffiti, pós-graffiti, stencil, autocolantes, cartazes, mosaico, projecção e escultura. Happening e performance. Site-specific. Consciência social e política.

Apesar de continuar a ser olhada com alguma desconfiança, a street art é tudo aquilo que a arte pretende ser actualmente.

É a arte da rua, arte pública "livre" e contestatária (ou não) que se desenvolveu da necessidade de marcar a presença e criar momentos de respiração num meio urbano cinzento, de rotinas indistintas.

As peças de Alexandre Farto e Miguel Maurício, ainda que em espaços "legais" e/ou privados, continuam fieis ao espírito da street art, não descurando o aspecto social e questionando valores estabelecidos.

Neste projecto, os artistas estabelecem um jogo entre o público e o privado, entre o exterior e o interior, e falam-nos da relação entre a natureza e o construído, entre a obra do homem e o modo como vivemos com ela.

As imagens estendem-se pelo pátio, uma rua pública que foi sendo privatizada através das consecutivas construções e da introdução de portões, e invadem o espaço dentro de portas, cobrindo os blocos que aí formam uma construção que convive com o laboratório de luz da empresa Osvaldo Matos. Trazem igualmente iluminação para junto do mural, formando uma pequena cidade que ilumina as imagens na parede.

Estas serão peças em (des)construção ao longo de vários meses, estando previstas três inaugurações. A primeira será já no dia 15 de Setembro.

(texto por - Tanaki)

Sem comentários: